Formação de Formadores
- Detalhes
- Publicado em terça, 20 novembro 2018 11:14
No âmbito do projeto “ Eificiência Energética em Edifícios e Equipamentos”, Co financiado pelo GEF e PNUD, o Ministério da Indústria, Comércio e Energia (MICE), com o apoio do Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), desenvolveu em 2017 o Código de Eficiência Energética em Edifícios (CEEE) aplicável a novos edifícios comerciais, com o objetivo de melhorar o desempenho energético os edifícios não residenciais de Cabo Verde. Este é o primeiro código de eficiência energética do país e estima-se que reduza o consumo de energia destes edifícios em 25% - 35%.
O MICE tem como objetivo dar a conhecer o código em todos os municípios até o final de 2018 sendo ela a entidade responsável pela adoção, implementação e aplicação do código. Uma vez conhecido, o CEEE será aplicado a todos os novos edifícios não residenciais com ligações em Baixa Tensão Especial (BTE) ou Média Tensão (MT). O CEEE abrange os requisitos mínimos de desempenho energético no projeto (projeto bioclimático), envolvente de edifícios, sistemas aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) e sistemas de iluminação e controle para obter a eficiência energética nos edifícios.
Neste contexto, contratou-se a firma especializada em Eficiência Energética em Edifícios, a PricewaterhouseCoopers Private Limited, Índia, para fornecer assistência técnica. O INGT, com a assistência do projeto através da firma especializada, incluiu o CEEE no Código Técnico da Construção (CTE) para adoção e implementação em Cabo Verde. Embora a CEEE foi desenvolvida pela MICE, a sua implementação e fiscalização é da responsabilidade dos Municípios em suas áreas de jurisdição.
O MICE, com a assistência da Coordenação do Projeto e da PwC India, está a organizar vários workshops sobre a CEEE. O objetivo do programa de formação é capacitar as partes interessadas nos vários aspetos do CEEE com a intenção de criar um grupo de profissionais de projeto e supervisão/fiscalização que serão responsáveis por desenvolver as capacidades de implementação do CEEE no país.
Para criar uma bolsa de Formadores Certificados, desenvolveu se um programa de Formação de Formadores de dois dias, que teve inicio no dia 19 de novembro e o seu termino no dia 20 de novembro de 2018 no Hotel Vista, Praia. Os Formadores Certificados irão capacitar os Arquitetos/Desenhadores, agentes do governo/municípios tendo em conta a necessidade das Ilhas. O workshop terá como foco o CEEE (background e conteúdo), metodologia para garantir conformidade com o CEEE e métodos de capacitação de outros profissionais. O MICE fornecerá os certificados a cada participante bem-sucedido e seus nomes serão listados no website do PEEE/INGT como formadores certificados.