Workshop de apresentação do CEEE

No âmbito do “Projeto de Eficiência Energética em Edifícios e Equipamentos (PEEE)” cofinanciado pelo Fundo Global para o Ambiente (GEF) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Ministério de Industria, Comercio e Energia desenvolveu em 2017 um Código de Eficiência Energética em Edifícios (CEEE) para novos edifícios comerciais com o objetivo de melhorar o desempenho energético desses edifícios.  A Direção de Serviço de Energia (DSE), que é o responsável pela adoção, implementação e execução do CEEE, pretende dá-lo a conhecer a todos os municípios do país no corrente ano.

 

O Instituto Nacional de Gestão do Território (INGT), com a assistência técnica da empresa consultora PricewaterhouseCoopers Private Limited, já integrou o CEEE no Código Técnico de Edificação de Cabo Verde para ser adotado e implementado nas novas construções de edifícios comerciais.

 

Nos dias 23 e 24 de Julho de 2018, realizou na Ordem dos Engenheiros e no INGT, em parceria com a DNICE  (Direção Nacional Industria Comercio e Energia) apresentação do CEEE ( Código de Eficiência Energética em Edifícios). No dia 23, o workshop era direcionado para os engenheiros, tendo como principal objetivo dar a conhecer o código, dado a sua importância para o setor de construção. No dia 24 , o evento tinha como público alvo as câmaras municipais com o intuito de enaltecer os municípios da importância do seu engajamento no implementação do código.

 

O workshop foi dividido em duas sessões em que na primeira o foco foi virado para o design bioclimático, a envolvente do edifício e os sistemas eletromecânicos do código, e a segunda dedicada à apresentação do mecanismo de conformidade e de execução do código.

 

CEEE4

 

CEEE6

 

ORDEM2

 

 

ORDEM4